Robert Pattinson na Revista Elle UK: Scans + Entrevista Traduzida


O Garoto Perdido

Existe algo a mais em Robert Pattinson do que genes estelares e uma ótima linha de pensamentos? Pode apostar que sim, diz Hermione Eyre.

Quando eu cheguei aos estúdios da FOX FILMS em Los Angeles, com um sol que brilhava enlouquecidamente logo no inicio da manhã. “Siga em frente até chegar na rosquinha,” diz o segurança, apontando para uma enorme escultura em homenagem a Homer Simpson. “E depois continue em frente até passar pelo mural de ‘Star Wars’, até que você vai chegar em uma ala cheia de pingüins, vai ter uma escultura em forma de violino. Você vai encontrar o Sr. Pattinson ali.” Este é o insano mundo da fantasia no qual hoje habita Robert Pattinson.. Ele esta aqui, fazendo as gravações de voz de última hora, e mesmo que hoje seja domingo e os estúdios estão desertos, ele é o ator mais bem pago do Reino Unido (no ano passado, segundo o Sunday Times, o ator de 24 anos valia 13 milhões de Libras) e o seu trabalho nunca esta realmente terminado. Ele é um bom garoto da eterna primaveril Barnes, oeste de Londres, que se tornou um astro internacional depois de trabalhar na imensamente popular saga vampiresca Crepúsculo (hoje uma tetralogia). Ele é o Keanu Reeves da geração Facebook, o Leonardo DiCaprio da era do Twitter. Se ele raspar a barba ou tomar uma cerveja, centenas de fãs comentam sobre isso. Ele até que ganhou um apelido um tanto quanto degradante: RPattz. Mas enquanto seu personagem esta fadado a ter 17 anos eternamente, Pattinson esta crescendo e seguindo em frente.



Acabaram as franquias blockbusters: ele esta prestes a começar a gravar Cosmópolis de Don DeLillo e será dirigido por David Cronenberg (“Para mim o livro tem uma leitura de uma poesia incrivelmente longa,” diz Pattinson entusiasticamente. “O filme vai ser totalmente e completamente diferente de tudo.”). E ele também teve que aceitar o desafio de ficar como protagonista de dois filmes neste ano; primeiro ao lado de Reese Witherspoon no épico circense Água para Elefantes e então com Uma Thurman na adaptação de Guy de Maupassant do livro Bel Ami. Mulheres mais velhas não são novidades para ele, é o que me diz o ator: “Toda a garota com quem eu saia na minha adolescência era mais velha do que eu. Minha primeira namorada tinha 26 anos e eu 17. Mulheres mais velhas sempre pareceram mais excitantes.” Talvez porque elas sabem mais? “Acho que sim. Eu achava que eu era meio ‘bad-ass’ quando mais novo. Eu adorava que as pessoas ficavam meio aborrecidas quando descobriam quão jovem eu era. Eu gostava de entrar em um lugar com uma mulher e que as pessoas olhassem para nós e pensassem: eles não fazem um casal perfeito.”

Se estas mulheres estavam bem vestidas, posso entender o porque que as pessoas fariam algum julgamento. Hoje, Pattinson esta vestindo um par de óculos vintage, jaqueta preta, camiseta preta, jeans preto, de barba por fazer e com um ar de um cara que foi acordado as pressas e descobriu que o carro já estava esperando por ele a um bom tempo. Isso deve acontecer bastante com ele, eu acho. Ele solta seus cigarros, laptop e chaves na mesa, e suspira perante a sua própria preguiça. “Meu trabalho ideal seria de um dia por semana. Quando eu comecei a atuar eu tinha um trabalho por ano que durava três meses e então eu não fazia mais nada pelo resto do ano, pois eu tinha dinheiro o suficiente para sobreviver. Eu lia os jornais todos os dias, assistia um monte de DVDs… Era ótima.” Diz ele enquanto abre um enorme sorriso, olhos pesados porém gentis e ligeiramente felinos; como James Dean, mas sem o ódio de si mesmo que ele carregava.

Ele tem 24 anos agora, mas talvez ironicamente devido a eterna adolescência de seu alter ego vampiro, ele parece ser muito mais novo. Sua face se ilumina quando ele vê o seu lanche favorito sendo entregue no estúdio: kebab de frango. “Eu tenho gostos comuns.” Ele é um garoto doce e divertido, que ri muito fácil por mais que ele não pareça estar totalmente feliz. Mas ele esta, ele diz, muito mais contente do que estava antes. Ele escrevia músicas como um escape (suas composições chegaram a aparecer na trilha sonora de Crepúsculo) mas ele diz que não tem sentido a necessidade de escrever novamente afora. “Eu tenho que estar extrememente depressivo para escrever músicas, e eu não estou. O que me faz escrever músicas é quando eu acordo chorando. Eu não tenho a mínima idéia do porque eu estava chorando, mas isso me faz sentir pena de mim mesmo…” E ele cai na gargalhada.

Mas toda a pressão do dia pra noite e o sucesso global não podem ser esquecidos. A loucura que o segue tem restringido as suas escolhas das mais diferentes formas. “Eu realmente, realmente, adoraria fazer uma peça em Londres,” diz ele. “Mas eu tenho medo de que acabei virando um show do ‘NSync. Ou que as pessoas acabem indo assistir esperando ver algo como Crepúsculo. Das poucas coisas teatrais que eu já diz, eu sei que você pode sentir o empurrão da platéia, que deve estar do seu lado querendo que a peça dê certo. Mas quando eu vou para as premieres, é como se fosse uma multidão te puxando, querendo um pedaço de você. Eu sempre me sinto totalmente drenado depois disso. Seriam muito estranho e exaustivo sentir este tipo de experiência nos palcos todas as noites.”

Apesar de todos os medos, ele nega que toda a adoração seja realmente para ele. Ele diz que é simplesmente uma cifra que faz com que todo o frenesi seja possível. “Esta muito claro de que as pessoas ficam loucas lá porque elas querem uma desculpa para ficarem loucas. Você não pode parar no meio da rua e começar a surtar, mas junto com os seus amigos no meio de um negócio de Crepúsculo você tem um ambiente propicio onde pode fazer isso.” É devido a este tipo de pensamento modesto que ele ainda não perdeu a sua sanidade. Um pouco de vaidade vem com o território conquistado, e Pattinson se preparou para as cenas que teria de fazer sem camisa indo para “a academia por quatro horas por dia. Eu não comia nada, só shakes de proteína. Mas eu não consigo entender como você pode manter aquilo pro resto da sua vida. Assim que as cenas terminaram eu parei de malhar. É uma idéia ridícula de que você não é um bom ator se você não tiver um tanquinho pra mostrar.”

Pattinson esta atualmente trabalhando em uma escala de seis dias por semana em projetos e não tem nem uma vida pessoal, pouco menos uma casa. “Eu fiquei bem perto de comprar uma casa em Los Angeles, mas faltando 20 minutos para assinar o contrato eu surtei. Então eu não tenho uma casa e nem um canto pra morar. Isso pode te deixar um pouco louco, por não ter esse tipo de segurança. Espero que tudo isso se acalme nos próximos anos, eu vou ter filmado em tudo quanto é lugar. Eu pensei em ter um cachorro. Então, qualquer lugar onde o cachorro estiver, aquele será o meu lugar.”

Ele adotou Bear, uma cruza de um pastor Alemão com um pitbull (“100 Dólares por cachorro!”) de um abrigo de cães em Louisiana: ele estava no corredor da morte canino. “Bear estava a dois dias da eutanásia. Nós achávamos que ele estava traumatizado pela experiência de quase-morte.” Quem é ‘nós’? Seria essa uma missão solitária de resgate ou Pattinson estava acompanhado de uma certa co-star mágica? Há muito tempo ele tem sido ligado a Kristen Stewart, mas adotar um cachorro juntos com certeza seria um significado de que as coisas estão ficando mais sérias entre eles. “Bem…” Ele fica meio atrapalhado. Você será um pai solteiro para o Bear? “Humm, sim, eu acho que sim.” Então, os rumores sobre o iminente casamento entre eles é mentira? “Não, não são. Me disseram que eu poderia me casar em um lugar chamado ‘Napa Valley’. Parecia legal. Talvez eu vá me casar lá um dia.”

A ambiguidade que cerca o relacionamento entre Kstew e RPattz (Eles estão? Não estão? Será que a gente ainda se preocupa? A única coisa que é certeza é que nenhum deles irá dizer alguma coisa) gera uma conveniente publicidade para os filmes vampiricos. Eu pergunto a ele se tudo isso não é uma fabricação do estúdio. “Não,” diz ele, meigamente porém firme. “Oh não. Eu adoraria se eles tentassem. Se o estúdio tentasse intervir na minha vida pessoal eu poderia começar a bagunçar com tudo… Não. Não tem nada nefasto acontecendo, eu só não gosto das pessoas se metendo na minha vida (* verificar nota da tradução).Não é legal quando a sua vida se torna notícia na vida de outra pessoa. Até mesmo quando você esta se divertindo e alguém tira uma foto e diz. ‘Olhe para eles, eles estão se divertindo!’ E eu sinto algo como, isso não é o seu divertimento.”Então ele não esta trabalhando com um grande estrategista de Relações Públicas? “As pessoas acham que nós temos alguém para organizar tudo, que tudo na verdade é uma acrobacia de publicidade. Não é. Não existe uma comitiva mágica – você é apenas uma pessoa qualquer. Você tem que lidar com isso.”

Apesar de algumas experiências “malucas” que ele teve em Hollywood – como quando Will Smith veio até ele na noite do Oscar, um pouco antes dele subir no palco para apresentar um prêmio e o orientou, “Não tente ser engraçado. Nem mesmo pense nisso. Fique na sua.” – Pattinson diz que ele não tem se divertido muito com a fama. Será que ele já descobriu com qual jovem de Hollywood ele pode se divertir? Por que será que ele simplesmente não se liberta e sai para aproveitar a vida? “Não é possível sair com aquela coisinha com câmeras de telefone por ai. Eu não posso fazer isso. Se eu tomar quatro cervejas serei destruído no dia seguinte. Eu não consigo entender como estes astros conseguem fazer isso o tempo inteiro.” Ele pausa. “Cocaína. Só pode ser.”

Ele manda todos os seus roteiros para os seus pais darem uma lida, (“Eles sempre me dão bons conselhos porque eles pensam totalmente diferentes da indústria do cinema. Meu pai compara todos os roteiros com ‘Tubarão’ e ‘Superman’…”) e ele ainda sente falta de seu animalzinho de estimação de infância, um West Highland Terrier chamado Patty Pattinson – “e o nome do meio dela era Pat.”

Eu não vou fazer nada para limitar o apelo que ele tem com a sua legião de fãs, mas ele tem um coração muito generoso. Ele ficou muito ligado ao filme Água para Elefantes, diz ele, por causa da sua cinzenta e enrugada co-star, a elefanta Tai. ”Eu a vi recentemente e ela se lembrou de mim, ou pelo menos eu acho que ela se lembrou. Ela tinha um adereço na cabeça e eu disse, “Chapéu bonito, Tai” e ela elevou a tromba dela para a cabeça. Ela é maravilhosa.” Quando perguntado sobre a maior extravagância que ele fez com o nem-um-pouco-insignificante dinheiro que recebeu, ele diz, “Sei que vai soar ridículo, mas meu cachorro estava doente, estava com uma doença de filhotes chamada parvo, e eu achei que foi um verdadeira alívio ir até o veterinário e falar: ‘Eu quero o melhor tratamento, imediatamente.’ ”

Água para Elefantes se passa na Depressão Americana e o desempenho de Pattinson é impressionantemente controlado, com um sutil toque da época. “Eu assistia ao filmes do Gary Cooper, quanto a sua postura e tranqüilidade. Não era a técnica de câmera e você era quem tinha que ficar ali, bem quieto. A atuação era muito mais sobre sua voz. E também, meu personagem é um veterinário, então existe um ar mais calmo ao redor dele, como tem com qualquer um que é bom com animais.” Ele e Reese Witherspoon crepitam em cena; e pelas suas normas, a década que existe entre eles não é nada. “Ela não é tão mais velha que eu,” diz ele com um ar de galanteio. Água para Elefantes talvez não seja a sua grande e libertadora performance – o papel que irá colocar a sua reputação de ídolo adolescente bem longe – e nem foi Little Ashes no qual ele interpretou Salvador Dalí com um enorme bigode, mas aos poucos, Pattinson esta emergindo da caixa marcada como “galã”. Por enquanto, parece inevitável, ele irá se manter na capa dos tablóides.”As revistas de fofocas fazem mais dinheiro do que a maioria dos filmes,” diz ele com um certo ressentimento, até que eu levanto a sua moral: “não os seus filmes.” (O filmes da Saga Crepúsculo conseguiram 1.12 bilhões de Libras em todo o mundo – e o próximo filme, Amanhecer – Parte 1 será lançado em 12 de Novembro) “Yeah, tudo bem,” diz ele aos risos.

Mesmo assim, existe algo ainda um pouco perdido sobre Robert Pattinson. “Eu nunca consigo aquilo que eu quero,” suspira ele em um determinado momento. Seu cachorrinho esta doente, ele não tem uma casa, e lendo por dentre as linhas, sua vida amorosa está um pouco cinzenta. O limite pesaroso de sua personalidade é o que o faz tão desejado – e é tão romântico. Temos que agradecer aos céus que esse ídolo multimilionário das matines não está muito feliz consigo mesmo do que ele deveria estar: se fosse assim, ele seria insuportável. Mas mesmo assim, ainda seria um estranho, leve, maleável e modesto, ainda esperando para sair de uma concha.

A Lista

Os álbuns preferidos de Robert:

1. Moondance de Van Morrison

2. Night Train de Oscar Peterson

3. Abbey Road dos Beatles

(*) Nota de Tradução: No original Rob diz ‘I just don’t like people taking my picture’ que em tradução literal significa ‘Eu não gosto de pessoas tirando fotos de mim’, mas o sentido que o Rob dá na frase é de ‘pessoas se intrometendo na vida dele’ – uma espécie de expressão.

Tradução .::. Vivika | Equipe ROBsessedBrasil, Thx ;)

0 comentários:

 
Home | Galeria | Midnight sun | Twitter| About Us | Contact Us

Copyright © 2010 Blog Twi Brasil |Designed by Templatemo |Converted to blogger by BloggerThemes.Net

Blog Twi Brasil since 2008

Há dois anos informando você sobre tudo do universo de Twilight!