O produtor de Eclipse Wyck Godfrey fala sobre 3D, Amanhecer e mais

Porque David Slade foi a escolha certa para dirigir Eclipse?

Honestamente, eu adorei MeninaMá.com. Desde que assisti este filme comecei a mandar para ele todo [o material] que tinha. Eu adorei as performances que ele conseguiu de Patrick Wilson e Ellen Page, adorei a direção e a forma como ele manteve uma pequena casa, muitas vezes uma pequena sala, viva e tensa e ansiosa por um filme inteiro. E então eu assisti 30 Days of Night e gostei dos elementos de horror do filme, e como ele teve uma visão real de como queria que aquele mundo fosse. Foi a combinação perfeita: a habilidade dele de contar uma estória e extrair performances supreendentes em MeninaMá.com e a de criar todo um mundo em 30 Days of Night, que eram mais ou menos as qualidades que procurávamos em um diretor. Então, com a saída de Chris [Weitz], que é realmente um diretor clássico e cria belas imagens, mas muito românticas, queríamos fazer as coisas um pouco diferente e criar algo que tivesse um pouco mais de ansiedade e modernidade, já que Bella realmente está lutando com suas escolhas, entre Jacob e Edward, entre se tornar vampira e continuar humana… pensamos que o estilo [de David] traria muito para todas estas coisas.

Seguindo esta linha, o que faz de Bill Condon a escolha certa para Amanhecer?

Os temas e a estória de Amanhecer são muito maduros; Bella e Edward estão passando por situações muito adultas, de casamento a parto, maternidade, paternidade, e a evolução de seu relacionamento até algo que é uma parceria, que não é como Edward estava acostumando a ver o relacionamento com ela antes. Bill é um diretor muito maduro; ele lidou com vários temas e estórias difíceis em sua carreira. Ele também tem indicações ao Oscar para atores nos últimos três filmes que fez. E de um ponto de vista de performance, Kristen vai ter que mergulhar em coisas pelas quais nunca passou. Uma coisa é ela poder se lembrar sobre seu primeiro amor e se apaixonar e ficar dividida entre dois caras, provavelmente, mas a ideia de lidar com alguns destes temas e ter um cineasta que pode realmente ajudá-los enquanto atores é vital para Amanhecer. Também, a natureza visual de Dreamgirls nos fez sentir que ele poderia criar algo grandioso.


Também há o trabalho antigo dele: Candyman: Farewell to the Flesh, Sister, Sister…

Ele é um cara do gênero [de terror]! Isso é realmente empolgante, que de alguma forma ele esteja fechando o ciclo e utilizando suas raízes com as coisas que está fazendo recentemente. Eu acho que será divertido para ele.

Toda a ideia de balancear elementos de horror e fantasia com uma história de amor grandiosa também aparece em Eclipse, que aumenta significativamente os elementos de gênero se comparado com os dois filmes anteriores de Crepúsculo. Houve algum impulso de fazer o filme ainda mais sombrio para levá-lo mais para o lado do terror?

Eu acho que não é tão matemático assim. O núcleo da estória é baseado nas personagens, e você tem que acertar isso primeiro — é por isso que as pessoas amam a franquia, mas eles também amam a mitologia e os elementos de gênero nela. Você quer ter certeza que está fazendo a luta interna de Bella acompanhar os conflitos externos do filme, que é o que está acontecendo em Seattle, os perigos que estão se aproximando de Forks e ameaçando tanto a família que ela ama, os lobos e os Cullens. Eu acho que é algo em que nós, Melissa Rosenberg e Stephenie Meyer trabalhamos muito duro no estágio de tratamento e na fase de script para sentir que tínhamos um roteiro que representava os dois lados desta estória.

As notas de produção citam você falando sobre a produção de Eclipse como se fosse um tipo de acampamento de verão, inclusive com as “briguinhas que as famílias têm”. Você pode falar mais sobre isso?

Esta é a primeira série de verdade na qual estou envolvido, mas normalmente você se torna uma família muito unida durante o período em que faz um filme, então nunca mais vê o outro, e isso me lembrou de um acampamento de verão quando eu era criança, onde eu fazia estas amizades super intensas e depois nunca mais os via, ou algumas pessoas só via no verão seguinte. Em Eclipse, tendo feito dois filmes juntos todos nós nos conhecíamos muito bem; conhecemos os instintos uns dos outros, quem fica de bom humor de manhã e quem fica de mau humor [ri], mas com isso vem a habilidade de se comunicar mais abertamente sobre coisas que realmente te irritam ou coisas que você quer. Você tem essa sensação de que estamos todos juntos novamente, e todos estão mergulhando no trabalho, mas é como uma família na qual você tem aqueles momentos quando as pessoas não se dão bem. A boa notícia é que, você sabe, mesmo com isso, você pode fazer as pazes depois e se reconectar de formas diferentes.

No primeiro filme, quando você está conhecendo as pessoas, você se resguarda de uma forma que não faz quando está com alguém que já conhece há dois anos. Você se resguarda no sentido de não dizer algo que queira dizer a alguém por medo das repercussões, mas agora é tipo, ’sabe de uma coisa, você realmente me irritou quando fez aquilo!’ E depois simplesmente passa por aquilo.

Eclipse, muito importantemente, apresenta um discurso de Bella no qual ela mostra sua confiança e maturidade recém-adquiridas. Essa foi uma resposta de alguma forma às críticas sobre a passividade de Bella nos dois primeiros filmes?

Não, eu acho que foi uma resposta à jornada dela neste filme, no qual você sente que se ela começa o filme com a decisão de ‘vou virar uma vampira, é isso que eu quero,’ e você a leva através de uma série de conflitos e obstáculos que a forçam a repensar sua decisão sobre o assunto, no fim ela tem que chegar a um estado onde não só ela diz ‘ok, vou virar vampira’, mas também que ela tenha um entendimento aguçado do que isso significa. Todos nós sentimos que precisávamos articular isto e deixar claro, não só para Edward, mas também para a audiência.

Você acha que não-fãs que podem não conhecer e amar as personagens possam rejeitar tanto Edward quanto Jacob por não serem escolhas românticas sadias para Bella, ambos ruins para ela de jeitos diferentes?

Eu não sei — o que você acha? Um deles é realmente uma má escolha de namorado?

Primeiro deixe-me dizer que estou firmemente no Team Edward… mas acho que algumas pessoas podem vê-lo como muito controlador, enquanto Jacob é emocionalmente manipulador no que faz, especialmente em Eclipse.

Eu acho que esta coisa tem muito a ver com, tenha você lido os livros ou não, o fato dos homens serem completamente cheios de falhas, de um jeito ou de outro, e as mulheres têm que escolher as melhores qualidades de um homem sabendo que ele terá deficiências em outras áreas. [Ri] Então Bella está passando pelo que toda garota passa.

Bem, não posso discutir com isso. Agora, você e eu falamos antes sobre Amanhecer e como nunca poderia ir além de uma censura 13 anos, mas recentemente rumores de censura 18 voltaram a aparecer. Você poderia nos esclarecer novamente?

Censura 17. Na verdade, vamos entrar de cabeça logo no pornô. [Ri] Eles ainda têm aquela classificação XXX? Eu acredito totalmente, sem dúvida que estes filmes serão censura 13 anos. E realmente, eu digo isso não porque saiba como estamos filmando mas porque sinto que eles deveriam ser assim. Eu sinto que o público dos livros e dos filmes, muitos deles têm menos de 18; meu filho de 10 anos vê estes filmes, eu não posso fazer uma conclusão para a franquia com censura 18.

Seu filho de 10 anos vai entender a parte de morder o travesseiro e as penas espalhadas por todo canto?

Na época que o filme estrear, ele vai ter 11 e meio, e eu acho que é só nisso que consigo pensar!

Fãs em todo o mundo parecem ter uma grande solicitação, e é essa: penas. Muitas penas.

No momento temos penas sendo cultivadas em gansos ao redor do mundo de forma que possamos roubá-las para nossa erupção de penas nas mordidas de travesseiro!

E aí tem a cena do parto, sobre a qual alguns de nós, fãs de horror, fantasiam como sendo uma cena de um filme de horror de Cronenberg…

É! Gêmeos – Mórbida Semelhança. Devíamos ir nesse clima! Minha esposa é obstetra então devíamos trazer ela ao set para se certificar de que Edward vai fazer uma cesariana oral, ele realmente precisa fazer o corte certo com os dentes.

Nem é preciso dizer que eu sei que um Amanhecer sangrento não vai acontecer do jeito que imagino, mas o quão perto você acha que pode chegar de evocar a hemorragia visceral que está escrita no romance?

Eu acho que uma coisa que fizemos de fato em todos os filmes foi mantê-los bem subjetivos e do ponto de vista de Bella. Então as conversas que tivemos com Bill, são de que vamos tentar fazer algo similar aqui; você está vendo pela perspectiva de Bella e o ponto de vista dela do que está acontecendo ao seu redor, já que ela está sentindo uma dor intensa. Não tão focada, objetivamente, no corpo dela e no dele, e essas coisas. Então eu acho que vai ser algo assim, em termos de fazer o público sentir a confusão, quase, do que está acontecendo com ela.

Hoje cedo Kristen disse que Amanhecer vai começar a ser filmado em Outubro — é isso mesmo?

Novembro. Ela começa a ensaiar em outubro. E nós vamos provavelmente filmar [as duas partes] juntas, como uma longa estória.

E como você deve usar 3D em cada parte de Amanhecer?

Nós consideramos a hipótese, e tudo está sendo discutido, mas eu sei que parte do jeito de diferenciar estes dois filmes seria ter um em 2D, e quando ela se torna vampira, passar para o 3D. Mas não chegamos tão longe a ponto de decidir o que vamos fazer. Eu tenho dúvidas quanto a isso e, francamente, acho que todo mundo tem; não quero correr atrás do formato se não for orgânico e apropriado. Se acharmos que vá dar certo, faremos.

Por último, como você está dando conta da Saga Crepúsculo com todos os outros filmes que está fazendo?

Bom, minha empresa tem dois sócios — eu e Marty Bowen. O jeito que sempre fizemos as coisas é que trabalhamos juntos até que um dos dois tenha que se afastar, e então ou eu dou uma olhada no filme ou ele dá uma olhada no filme durante a produção e damos um ao outro pontos de vista. Então enquanto eu estava fazendo Crepúsculo e Lua Nova ele estava fazendo Dear John. Enquanto eu estava fazendo Eclipse ele estava fazendo Everything Must Go. Durante Amanhecer temos dois filmes que provavelmente vão ser supervisionados por ele; um é um filme de Fernando Meirelles sobre Janis Joplin com Amy Adams no papel principal. O outro é um filme de reencontro de uma turma do colégio dez anos depois, que Jamie Linden, que escreveu Dear John, está escrevendo e dirigindo, e com sorte Channing Tatum e um monte de amigos dele vão fazer.

Fonte

0 comentários:

 
Home | Galeria | Midnight sun | Twitter| About Us | Contact Us

Copyright © 2010 Blog Twi Brasil |Designed by Templatemo |Converted to blogger by BloggerThemes.Net

Blog Twi Brasil since 2008

Há dois anos informando você sobre tudo do universo de Twilight!